Companhias aéreas suspendem voos para Porto Alegre até setembro desse ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) decidiu interromper temporariamente a venda de passagens aéreas para voos com partida e chegada no aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre. Essa medida anunciada pela ANAC nesta terça-feira (14) em resposta à situação atual do aeroporto.

Companhias aéreas suspendem voos para Porto Alegre

Segundo esclarecimento da ANAC em comunicado, essa proibição estabelecida para proteger os interesses dos usuários do transporte aéreo. A suspensão da venda de passagens permanecerá em vigor até que haja uma nova avaliação por parte da ANAC e abrange todos os canais de comercialização, incluindo sistemas que possibilitam vendas por intermediários, como agências de viagens.

Companhias aéreas suspende voos para Porto Alegre
Foto: Reprodução/ Redes sociais

A situação do aeroporto poderá ser analisada após a redução do volume de água no terminal e uma avaliação completa dos danos ocorridos. A ANAC afirmou que, neste momento, os esforços estão concentrados na disponibilização de voos para compensar o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho devido a inundações.

A ANAC também destacou que alterações nos voos com destino final não acarretarão custos adicionais para os passageiros. Após analisar solicitações das companhias aéreas e da Secretaria Nacional do Consumidor, a agência reconheceu que a alteração do contrato de transporte não deve gerar custos extras para passageiros que adquiriram passagens com destino final no Rio Grande do Sul.

Voos para Porto Alegre

A remarcação de voos com prazo de até um ano da data original não terá custo adicional, e o reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será feito integralmente, sem a cobrança de taxas.

Foto/Reprodução porto alegre airport

A ANAC enfatizou que as empresas aéreas devem se esforçar para transportar os passageiros para o aeroporto mais próximo do local desejado. A prioridade dada aos passageiros com bilhetes já emitidos, e a opção de reembolso em dinheiro, além de crédito para uso futuro, oferecida ao passageiro.

Como regra geral, as empresas aéreas devem identificar e priorizar o contato com passageiros que estejam com trecho de retorno pendente, seja para o Rio Grande do Sul, seja do estado para outras unidades da Federação, a fim de que definam preferencialmente suas reacomodações. Sem embargo, as empresas aéreas devem buscar identificar casos urgentes e relevantes para fins de priorização do transporte.

Anac

Quanto à reabertura do aeroporto, a concessionária responsável pelo Salgado Filho esclareceu que não houve mudanças em relação à data de reabertura. A Fraport Brasil comunicou que as operações no Porto Alegre Airport permanecem suspensas por tempo indeterminado, mantendo-se válido até o dia 30/5 o NOTAM (Notice to Airman) emitido em 6/5.

Foto/Reprodução porto alegre airport

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *