Escrever sobre as melhores vinícolas do mundo é uma verdadeira viagem para os sentidos, especialmente se você, como eu, aprecia a combinação de história, paisagens deslumbrantes e, claro, vinhos de qualidade inigualável. Selecionei cinco vinícolas que se destacam não só pela qualidade de seus vinhos, mas também pela experiência que proporcionam a quem as visita. Contudo cada uma delas tem características únicas se referência na produção de vinhos. Vamos conhecer mais sobre essas joias?
5 Melhores vinícolas do mundo
1. Bodegas De Los Herederos Del Marqués De Riscal – Rioja, Espanha
A Bodegas De Los Herederos Del Marqués De Riscal, localizada em Rioja, na Espanha, é sinônimo de tradição e inovação. Fundada em 1858, essa vinícola é uma das mais antigas de Rioja, uma das principais regiões vinícolas da Espanha. O que torna a Marqués de Riscal tão especial é o casamento entre o clássico e o moderno, visível não só nos vinhos, mas também em sua estrutura: o prédio da vinícola é uma obra do arquiteto Frank Gehry, famoso pelo design do Museu Guggenheim de Bilbao.
Os visitantes podem desfrutar de um tour completo, pela numero 1 das Melhores vinícolas do mundo que inclui a degustação de vinhos premiados, como o Marqués de Riscal Reserva e o Gran Reserva. Os vinhos aqui são feitos principalmente com a uva Tempranillo, que proporciona aromas frutados e notas de especiarias, resultando em vinhos elegantes e complexos. Além dos vinhos, a experiência na Marqués de Riscal enriquecida pelo restaurante com estrela Michelin, que eleva a harmonização com pratos locais.
2. VIK – Vale de Millahue, Chile
Em pleno Vale de Millahue, no Chile, encontramos a VIK, uma vinícola que combina sustentabilidade, luxo e vinhos de alta qualidade. Contudo fundada em 2004 pelo empresário norueguês Alexander Vik, a VIK é um exemplo de como o novo mundo dos vinhos vem ganhando espaço entre os melhores do globo. Aqui, a produção está pautada pela biodinâmica e pela menor intervenção possível no processo de vinificação, visando a produção de vinhos autênticos e de qualidade.
Entretanto a arquitetura futurista da vinícola se destaca em meio à paisagem do vale, e a experiência no local é completa: além de um tour detalhado pelas instalações, é possível se hospedar no luxuoso hotel da vinícola e desfrutar de uma experiência gastronômica única. Assim entre os vinhos, o destaque vai para o VIK, que combina uvas Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah, resultando em uma bebida intensa e sofisticada.
3. Creation – Vale de Hemel-en-Aarde, África do Sul
A vinícola Creation, situada no Vale de Hemel-en-Aarde, na África do Sul, é uma das mais inovadoras do país e então se destaca pela produção de vinhos frescos e vibrantes. Fundada em 2002 por Jean-Claude e Carolyn Martin, a vinícola teve como propósito principal explorar o potencial das uvas Pinot Noir e Chardonnay nessa região de clima fresco, próxima ao mar.
Assim uma visita à Creation é uma imersão completa na cultura do vinho sul-africano. Além dos vinhos excepcionais, a vinícola oferece experiências gastronômicas pensadas para harmonizar com cada rótulo. Um dos destaques é o menu de degustação, onde cada prato preparado para realçar as características de cada vinho. Então entre os mais famosos, destacam-se o Creation Reserve Pinot Noir e o Chardonnay, vinhos complexos e muito aromáticos que refletem o terroir único da região.
4. Bodegas Ysios – Rioja, Espanha
Ainda em Rioja, a Bodegas Ysios outro tesouro espanhol que não pode faltar na lista das melhores vinícolas do mundo. Além da qualidade de seus vinhos, Ysios se destaca pela arquitetura impressionante de Santiago Calatrava. Além disso a estrutura moderna, com suas linhas onduladas e formas arrojadas, foi projetada para se integrar harmoniosamente com as montanhas da Sierra Cantabria, criando uma paisagem inesquecível.
Contudo a vinícola é focada na produção de vinhos Tempranillo, típicos da região de Rioja. Assim os rótulos da Ysios são conhecidos por sua complexidade e sofisticação, com destaque para o Ysios Reserva, que passa por envelhecimento em barris de carvalho, conferindo ao vinho notas de frutas maduras, especiarias e um toque de baunilha. A visita à Bodegas Ysios é uma experiência única, onde a arquitetura moderna encontra a tradição vinícola espanhola.
5. Domäne Schloss Johannisberg – Rheingau, Alemanha
Uma das Melhores vinícolas do mundo está Localizada em um palácio do século XVIII na região de Rheingau, Alemanha, a Domäne Schloss Johannisberg é uma das vinícolas mais antigas do mundo e um verdadeiro símbolo da tradição vinícola alemã. Portanto famosa pela produção de vinhos Riesling, a vinícola é referência no cultivo dessa uva, que resulta em vinhos elegantes, com alta acidez e aromas frutados.
Além dos vinhos, a história da vinícola é fascinante: foi aqui que nasceu o termo “Spätlese”, ou “colheita tardia”, assim uma técnica que permite produzir vinhos de sobremesa extremamente aromáticos e complexos. Visitar a Schloss Johannisberg é uma verdadeira viagem no tempo, e os visitantes podem explorar as antigas adegas subterrâneas, provar vinhos excepcionais e aprender mais sobre a história do vinho na Alemanha.
Conclusão Melhores vinícolas do mundo
Essas cinco vinícolas são verdadeiras joias para os amantes de vinho. Cada uma oferece não só vinhos de alta qualidade, mas também experiências únicas, onde é possível aprender sobre a produção, o terroir e a história de cada lugar. Ou seja na Espanha, Chile, África do Sul, ou Alemanha, cada visita é uma oportunidade de descobrir novas nuances de um mundo que vai muito além do vinho em si, conectando cultura, tradição e inovação em cada taça.
Observações:
Todas as imagens desta publicação são de Uso autorizado. Não infringindo nenhum direito autoral de imagem.
Destino Ideal
Últimos Publicados
- Guia Completo: Como Planejar o Roteiro de Viagem Perfeito
- Liechtenstein um dos países mais ricos do mundo
- Cristo Redentor passeio no Rio de Janeiro
- Destinos Ideais para Viajar em Julho no Exterior
- Jardim Botânico de Curitiba no Paraná
Veja Também
Peso ideal para mala em viagens aéreas