É super possível visitar os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro por conta própria, utilizando transporte público, caminhada, bicicleta ou carros por aplicativo, que não custam muito caro. O Rio é uma cidade cheia de energia e vida, e explorar suas maravilhas de forma independente pode ser uma experiência inesquecível.

Ainda assim, caso você queira saber detalhes de cada local, dá para contratar serviços com agências que oferecem passeios guiados. Dessa forma, nenhuma informação passará em branco. No calçadão da praia de Copacabana, muito frequentado por turistas, há diversos quiosques e vendedores oferecendo esses serviços. Tente negociar algum desconto! É possível encontrar, também, passeios bate-volta para cidades próximas ao Rio, como Arraial do Cabo, considerada uma das melhores praias do Brasil, na região dos Lagos.

1. Praias do Rio de Janeiro

As melhores praias do Rio de Janeiro atraem visitantes do mundo inteiro. A imensidão do mar carioca é o grande cartão de visita e entra no roteiro de viagem de todos os turistas. O clima quente da região sem dúvida pede um mergulho no mar.

Na Zona Sul ficam as praias mais procuradas pelos turistas: Leblon, Ipanema e Copacabana. Essas praias são ideais para diversas atividades, desde um mergulho no mar até caminhadas ou pedaladas pela orla, aproveitando o som das ondas. A energia dessas praias é contagiante, com uma mistura vibrante de moradores locais e turistas.

Na Zona Oeste, encontram-se as praias mais apropriadas para o surf. Por serem menos conhecidas, podem ter menos concorrência do que as praias da Zona Sul. A Barra da Tijuca é uma opção interessante, com boa estrutura e vários quiosques. Em sua extensão, a praia da Barra se transforma na Praia da Reserva, com pouquíssimo movimento. A Praia do Recreio, também extensa, é outra excelente opção para curtir um dia de sol na região.

Rio de Janeiro o que visitar

2. Cristo Redentor

Literalmente de braços abertos, o Cristo Redentor, no morro do Corcovado, recebe diariamente milhares de turistas de diversos lugares do mundo. É necessário subir 700 metros do nível do mar para, enfim, chegar ao pico onde está a estátua que é o cartão postal da cidade. O Cristo Redentor fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e existem duas maneiras de chegar: nas vans autorizadas do Paineiras, que saem de diversos pontos do Rio, e no trem do Corcovado.

A vista lá de cima é absolutamente deslumbrante e vale cada segundo da subida. Não se esqueça de levar sua câmera ou smartphone para capturar as impressionantes vistas panorâmicas da cidade e da baía.

Rio de Janeiro o que visitar

3. Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar está entre os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1912, sendo o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro no mundo. Ele liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar, e mais de 40 milhões de pessoas já andaram nos bondinhos.

Lá do alto é possível encontrar uma deslumbrante paisagem da cidade, incluindo a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. Vale a pena colocar um dos cartões postais da cidade no seu roteiro. A experiência de subir de bondinho e ver a cidade aos poucos se revelando é algo mágico.

4. Mirante Dona Marta

Há quem diga que é onde está a vista mais bonita do Rio de Janeiro. O acesso é feito pelo mesmo caminho que leva ao Corcovado, basta seguir a placa do Mirante. O local não tem policiamento, portanto, priorize visitas durante o dia, quando há mais movimento.

No mesmo espaço, do lado oposto ao mirante, há um heliponto que possui também uma vista de tirar o fôlego. Se você gosta de fotografia, esse é o lugar perfeito para capturar imagens espetaculares do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro o que visitar

5. Parque Lage

O Parque Lage do Rio de Janeiro está localizado aos pés do Morro do Corcovado e encanta com seus 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte.

Sua estrutura é bem bonita, sem contar a paisagem cercada de muito verde e animais nativos da Mata Atlântica. O parque tem entrada gratuita, inclusive para os vários macaquinhos que livremente transitam por lá. É um ótimo lugar para um passeio tranquilo, um piquenique ou simplesmente para relaxar e aproveitar a natureza.

6. Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã foi inaugurado em dezembro de 2015 e já recebeu mais de 3 milhões de visitantes até então, aparecendo entre os mais queridos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Ele é voltado para ciências e tecnologia, explorando as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

O design futurista do museu, criado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, é uma atração à parte. Suas exposições interativas são ideais para todas as idades, proporcionando um olhar reflexivo sobre o futuro do nosso planeta.

Rio de Janeiro o que visitar

7. Contemplar o pôr do sol no Arpoador

O Arpoador é uma praia e também uma formação rochosa, tudo ali no bairro de Ipanema. É onde está um dos melhores por do sol no Rio de Janeiro. Possui uma área de praia pequena com cerca de 500 metros de comprimento, portanto, o espaço é restrito.

Cazuza já cantava “vago na lua deserta das pedras do Arpoador”, fazendo referência a este local mágico com uma paisagem deslumbrante. Tire alguns minutos da sua visita ao local para subir nas pedras que ficam do lado esquerdo e contemplar não somente a vista, como também o pôr do sol. É de arrepiar! A atmosfera é tão mágica que você vai querer voltar para apreciar novamente.

8. AquaRio

Está no Rio de Janeiro o maior aquário da América do Sul. Chamado de AquaRio, sua área possui 26 mil m², com cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada. Cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos.

A maior atração é o Recinto Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade, em que o público tem a chance de atravessar o tanque através de um túnel subaquático, além de viver a experiência de mergulhar com peixes, raias e os temidos tubarões. Para quem gosta de vida marinha, é uma parada obrigatória.

Explorar o Rio de Janeiro por conta própria é uma aventura única e cheia de surpresas. Cada canto da cidade oferece uma nova descoberta, seja nas praias, nos pontos turísticos icônicos ou nos parques e museus. Com um pouco de planejamento e disposição, é possível aproveitar ao máximo o que essa cidade maravilhosa tem a oferecer. E lembre-se, a chave para uma viagem incrível é se permitir explorar, sentir e viver cada momento intensamente. Boa viagem!

Últimos Publicados


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *